SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Estudo de Mercado em Duas Áreas Específicas de Aplicação de Papel SintéticoInfluência de Meios Reacionais na Hidrólise de PET Pós-Consumo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Polímeros

versão impressa ISSN 0104-1428versão On-line ISSN 1678-5169

Resumo

BORSCHIVER, Suzana; ANTUNES, Adelaide  e  WONGTSCHOWSKI, Pedro. O Impacto das Resinas na Economia: Principais Indicadores Econômicos. Polímeros [online]. 2002, vol.12, n.1, pp.28-33. ISSN 1678-5169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-14282002000100009.

Este artigo tem como objetivo principal proporcionar o conhecimento para a compreensão do impacto da indústria química na economia brasileira. Para tanto, utiliza-se como uma das ferramentas essenciais o Sistema de Contas Nacionais (SCN) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), órgão federal produtor de estatísticas oficiais. Este sistema, através das suas Tabelas de Recursos e Usos, possibilita a geração de informações importantes para tomadas de decisões de empresas, governo e universidades/centros de pesquisa, através de uma visão econômica de produtos e atividades que fazem parte do sistema produtivo do país. No caso deste artigo, utiliza-se como exemplo o grupo das resinas, procurando-se demonstrar, seja pela ótica da oferta ou da demanda, o impacto destas na economia brasileira, através de alguns indicadores econômicos tais como: produção, consumo intermediário e importação.

Palavras-chave : Resinas; indústria química; sistema de contas nacionais; IBGE; produção; consumo intermediário; importação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons