SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4Phase separation induced by chemical reaction in the system of diglycidyl ether of bisphenol A and piperidine with poly(methyl methacrylate)Aplicaciones de los métodos computacionales al estudio de la estructura y propiedades de polímeros índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Polímeros

versión impresa ISSN 0104-1428

Resumen

SANTOS, José E. dos et al. Caracterização de quitosanas comerciais de diferentes origens. Polímeros [online]. 2003, vol.13, n.4, pp. 242-249. ISSN 0104-1428.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-14282003000400009.

A quitosana é um polissacarídeo linear obtido da desacetilação da quitina. As propriedades físico-químicas da quitosana são função do grau médio de acetilacão e da massa molar média (). Várias aplicações da quitosana foram propostas na literatura, principalmente no tratamento de águas, produção de cosméticos, drogas e medicamentos, aditivos alimentícios, membranas semipermeáveis e no desenvolvimento de biomateriais. Neste trabalho, três diferentes tipos de quitosanas comerciais foram caracterizados por ressonância magnética nuclear de hidrogênio (RMN 1H), espectroscopia de absorção na região do infravermelho (IV), titulação condutimétrica e análise térmica (TG e DSC) com o objetivo de comparar as características de quitosanas provenientes de diferentes fornecedores. A massa molar média das amostras foi determinada a partir de medidas de viscosidade intrínseca. Os resultados obtidos por estas técnicas mostraram diferenças quanto ao grau médio de acetilação (ou desacetilação), em função da procedência do material. Os resultados obtidos da análise térmica permitiram acompanhar os processos de desidratação, decomposição e a temperatura de transição vítrea (Tg).

Palabras llave : Quitosana; grau médio de acetilação; termogravimetria; DSC.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués