Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
Citado por SciELO
Acessos
Links relacionados
Citado por Google
Similares em SciELO
Similares em Google
Compartilhar
Polímeros
versão impressa ISSN 0104-1428versão On-line ISSN 1678-5169
Resumo
GUERRINI, Lilia M.; PAULIN Fº, Pedro I.; BRETAS, Rosario E. S. e BERNARDI, Alessandro. Correlação entre as propriedades reológicas, óticas e a morfologia de filmes soprados de LLDPE/LDPE. Polímeros [online]. 2004, vol.14, n.1, pp.38-45. ISSN 1678-5169. https://doi.org/10.1590/S0104-14282004000100012.
Neste trabalho correlações entre as propriedades reológicas e óticas e a morfologia de filmes soprados de polietileno linear de baixa densidade, LLDPE, e de suas blendas com 10% e 20 % de polietileno de baixa densidade, LDPE, foram pesquisadas. Os filmes foram processados em uma sopradora industrial. As propriedades reológicas estudadas foram : a viscosidade em regime permanente de cisalhamento, h(), a primeira diferença de tensões normais, N1(
), o módulo complexo em cisalhamento, G* (w) e a deformação recuperável, gr (t). h(
) e N1(
)foram medidos num reômetro de deformação controlada com cone e placa (taxas baixas) e num capilar (taxas elevadas); G* (w) e gr(t) foram medidos num reômetro de tensão controlada com placas paralelas. As propriedades óticas (brilho e opacidade) foram medidas num opacímetro. As morfologias superficiais dos filmes soprados foram analisadas por microscopia eletrônica de varredura e microscopia de força atômica. Uma correlação entre deformação recuperável, opacidade total e morfologia dos filmes das blendas de LLDPE/LDPE foi obtida: quanto maior a recuperação elástica, menor a opacidade total e menor o tamanho do cristalito. A adição do LDPE ao LLDPE aumentou a deformação recuperável das blendas, diminuindo as suas opacidades.
Palavras-chave : Filmes soprados; propriedades reológicas; propriedades óticas; polietileno linear de baixa densidade; polietileno de baixa densidade.