SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Caracterização térmica e mecânica de compósitos de poliuretano com fibras de CurauáAvaliação de aditivos poliméricos à base de éster fosfórico como modificadores da cristalização de parafina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Polímeros

versão impressa ISSN 0104-1428

Resumo

ALCANTARA, Adriana F. de; NUNES, Regina Célia R.  e  VISCONTE, Leila L. Y.. Misturas BR/SBR: propriedades mecânicas em função do modo de preparo. Polímeros [online]. 2004, vol.14, n.4, pp. 279-282. ISSN 0104-1428.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-14282004000400015.

Misturas com borracha são freqüentemente usadas para se conseguir o balanço das propriedades desejadas e também, em alguns casos, a redução de custos. As misturas elastoméricas são normalmente sistemas multifásicos e a distribuição dos aditivos entre as fases não é necessariamente uniforme. Neste trabalho, o polibutadieno (BR) foi misturado ao elastômero de butadieno-estireno (SBR) na proporção 1:1 em peso. As composições foram preparadas utilizando um misturador de rolos, segundo a norma ASTM D3182, sendo que a incorporação dos aditivos foi realizada de quatro formas diferentes. Após a avaliação das propriedades reométricas e a vulcanização, foram estudadas as propriedades mecânicas para cada composição, avaliadas de acordo com as normas ASTM específicas para cada ensaio. Os resultados mostram que os diferentes modos de preparo de uma mesma formulação podem provocar mudança significativa nas propriedades mecânicas de misturas envolvendo essas duas borrachas. No caso das misturas BR/SBR estudadas, as propriedades apresentaram valores intermediários aos das borrachas isoladas.

Palavras-chave : Misturas de elastômeros; propriedades mecânicas; BR; SBR.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português