SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Establishment of cure cycle of aeronautic prepregs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Polímeros

Print version ISSN 0104-1428On-line version ISSN 1678-5169

Abstract

REZENDE, Camila A.; LUCHESI, Carolina; BARBO, Maria de Lourdes P.  and  DUEK, Eliana A. R.. Membranas de poli (ácido lático-co-ácido glicólico) como curativos para pele: degradação in vitro e in vivo. Polímeros [online]. 2005, vol.15, n.3, pp.232-238. ISSN 0104-1428.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-14282005000300015.

O poli (ácido lático-co-ácido glicólico) é um copolímero biodegradável e bioreabsorvível. Suas propriedades físico-químicas têm sido estudadas com o intuito de modular sua suscetibilidade à degradação e suas interações com células e fluidos biológicos para aplicações na área médica e odontológica. Neste trabalho, membranas de poli (ácido lático-co-ácido glicólico) com e sem plastificante foram preparadas pela técnica de evaporação do solvente e caracterizadas in vitro e in vivo. Os resultados in vitro mostraram que a adição de plastificante diminui a temperatura de transição vítrea (Tg) das membranas e, conseqüentemente, aumenta a flexibilidade das mesmas. Com o avanço da degradação, verifica-se o aparecimento de regiões cristalinas e de poros. Os estudos in vivo mostraram que o polímero degradou rapidamente em contato com a pele sem causar inflamações sérias e protegeu a área ulcerada da ação de agentes externos. Além disso, a cicatrização das feridas foi mais rápida na presença das membranas mostrando que as mesmas podem ser potencialmente utilizadas como curativos para pele.

Keywords : Poli (ácido lático-co-ácido glicólico); degradação in vivo; degradação in vitro; cicatrização; membrana.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License