SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Mechanical and morphological characterization of polypropylene and green coconut fiber composites: influence of fiber content and mixture conditions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Polímeros

Print version ISSN 0104-1428

Abstract

PASSADOR, Fábio R.; PESSAN, Luiz A.  and  RODOLFO JR., Antonio. Estado de mistura e dispersão da fase borrachosa em blendas PVC/NBR. Polímeros [online]. 2006, vol.16, n.3, pp. 174-181. ISSN 0104-1428.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-14282006000300005.

Termoplásticos modificados com elastômeros têm despertado grande interesse de pesquisadores e de indústrias devido à atraente relação custo/benefício e a possibilidade de aumento significativo da tenacidade sob impacto de polímeros frágeis com a incorporação de uma fase borrachosa dispersa. Este artigo mostra a relação entre o estado de mistura e a dispersão da fase borrachosa em blendas de poli (cloreto de vinila) (PVC) com borracha nitrílica (NBR). O estado de mistura de blendas poliméricas é um fator muito importante a ser considerado no desenvolvimento destes tipos de materiais, uma vez que determina o nível de mistura molecular das blendas. A característica estrutural do PVC é responsável pela morfologia das blendas PVC/NBR, sendo que há uma otimização de propriedades mecânicas quando as partículas de borracha formam a morfologia "pseudo-network", ou seja, quando as partículas de borracha estão randomicamente dispersas entre as partículas primárias do PVC.

Keywords : Poli (cloreto de vinila); PVC; borracha nitrílica; NBR; blenda PVC/NBR; estado de mistura; microrreologia; dispersão de fase borrachosa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese