SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Estudo das propriedades mecânicas de um composto de PVC modificado com fibras de bananeiraInfluência da adição de uma carga nanoparticulada no desempenho de compósitos poliuretano/fibra de juta índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Polímeros

versão impressa ISSN 0104-1428versão On-line ISSN 1678-5169

Resumo

FALCONE, Daniele M. B.; AGNELLI, José Augusto M.  e  FARIA, Leandro I. L. de. Panorama setorial e perspectivas na área de polímeros biodegradáveis. Polímeros [online]. 2007, vol.17, n.1, pp.5-9. ISSN 1678-5169.  https://doi.org/10.1590/S0104-14282007000100005.

Neste trabalho, envolvendo polímeros biodegradáveis, buscou-se obter indicadores por meio da análise de patentes para avaliar as perspectivas e oportunidades de atuação da área de polímeros. Utilizou-se para tal a base de dados Espacenet e o software Vantage Point. São matéria desse estudo os polímeros: poli(hidroxibutirato) - PHB, poli(hidroxibutirato-co-hidroxivalerato) - PHBV, poli(ácido lático) - PLA, poli(e-caprolactona) - PCL e os polihidroxialcanoatos (PHAs), tratados mais detalhadamente por serem a classe geral dos poliésteres microbiais. Verificou-se que a área de polímeros biodegradáveis, apesar de recente e em desenvolvimento, apresenta grande potencial mediante o panorama atual de consumo dos materiais poliméricos. Observou-se, de uma forma geral, uma grande diversidade de temas e oportunidades de estudo em compostos, blendas, biodegradação e aplicações.

Palavras-chave : Polímeros biodegradáveis; polihidroxialcanoatos; poli(hidroxibutirato); poli(hidroxibutirato-co-hidroxivalerato); poli(e-caprolactona).

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons