SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Estudo viscosimétrico de prepolímeros uretânicosPolímeros biorreabsorvíveis como substrato para cultura de células e engenharia tecidual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Polímeros

versão impressa ISSN 0104-1428

Resumo

ROCHA, Tereza C. J.; SOARES, Bluma G.  e  COUTINHO, Fernanda M. B.. Principais copolímeros elastoméricos à base de butadieno utilizados na indústria automobilística. Polímeros [online]. 2007, vol.17, n.4, pp. 299-307. ISSN 0104-1428.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-14282007000400009.

Copolímeros elastoméricos à base de butadieno são amplamente utilizados na indústria automobilística. Dentre esses destacam-se os copolímeros de butadieno-estireno (SBR) e butadieno-acrilonitrila (NBR). O SBR apresenta maior importância comercial, devido a sua aplicação na produção de pneus. Quando SBR é utilizado juntamente com o homopolímero de butadieno BR-alto cis, excelentes propriedades são obtidas para sua aplicação na banda de rodagem de pneus. O copolímero elastomérico NBR é empregado em artefatos em que é necessária boa resistência a solventes orgânicos e a óleos. Nos últimos anos, as empresas automobilísticas e produtoras de pneumáticos vêm se preocupando com o meio-ambiente e, conseqüentemente, têm investido em novos processos de síntese, mais limpos, para a produção desses elastômeros. Assim, o objetivo deste artigo é apresentar uma revisão sobre dois importantes copolímeros elastoméricos à base de butadieno, SBR e NBR, abordando os processos de síntese, características principais, processamento e aplicações.

Palavras-chave : Copolímeros elastoméricos de butadieno-estireno; copolímeros elastoméricos de butadieno-acrilonitrila; processos de polimerização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português