SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Caracterização morfológica do poliestireno de alto impacto (HIPS)Evaluation of the adherence of bonded metallic joints with modified epoxy adhesives índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Polímeros

versão impressa ISSN 0104-1428versão On-line ISSN 1678-5169

Resumo

FILIBERTO GONZALEZ, Garcia; SOARES, Bluma G.; NEVES, Alessandra F.  e  OLIVEIRA, Márcia G. de. Modificação de polímeros termorrígidos por separação de fases induzida por reação química: Sistema éter diglicidílico do Bisfenol-A e trietilenotetramina com copolímeros acrílicos. Polímeros [online]. 2008, vol.18, n.1, pp.20-29. ISSN 1678-5169.  https://doi.org/10.1590/S0104-14282008000100008.

O comportamento da separação de fases e da gelificação do sistema do éter diglicidílico do Bisfenol-A com trietilenotetramina modificado com diferentes copolímeros acrílicos foi estudado. As massas moleculares e as concentrações de grupos carboxílicos nos copolímeros provocaram mudanças significativas na morfologia e provocaram ligeiras mudanças para a observação da separação de fases. Contudo, não mudaram de maneira significativa os tempos de gelificação e não afetaram a velocidade da reação. O sistema modificado com os copolímeros acrílicos mostrou o efeito de retardação cinética. A morfologia foi relacionada com a aderência ao cisalhamento, em juntas de aço-aço, através de ensaios de resistência mecânica usando juntas de cisalhamento simples, as que foram produzidas com o sistema modificado com os copolímeros acrílicos segundo a norma ASTM D 1002. Amostras com a fase dispersa apresentando morfologia com partículas de diâmetro médio menor que 0,10 µm mostraram o melhor desempenho de aderência ao cisalhamento para as massas moleculares dos copolímeros estudadas. Entretanto, um melhor comportamento mecânico para as concentrações de grupos carboxílicos nos copolímeros acrílicos foi observado para a morfologia com distribuição de tamanhos de partículas na faixa de 0,20 a 0,52 µm.

Palavras-chave : Éter diglicidílico do Bisfenol-A; trietilenoamina; copolímeros acrílicos; separação de fases induzida por reação química.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons