SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Technologies for reusing, recycling and energetic valorization of tires in BrazilCharacterization of conducting hydrogels made with PAAm and PEDOT/PSS using factorial design author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Polímeros

Print version ISSN 0104-1428

Abstract

COLTRO, Leda; GASPARINO, Bruno F.  and  QUEIROZ, Guilherme de C.. Reciclagem de materiais plásticos: a importância da identificação correta. Polímeros [online]. 2008, vol.18, n.2, pp. 119-125. ISSN 0104-1428.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-14282008000200008.

Muitos produtos de material plástico apresentam código de identificação (normalmente um número de 1 a 7 dentro de um triângulo de três setas e sob o mesmo uma abreviatura) indicando o tipo de plástico do qual o produto é feito para auxiliar sua separação e posterior reciclagem e revalorização, contribuindo com a recuperação dos materiais plásticos descartados com o resíduo sólido urbano. Como as embalagens têm rotatividade alta, é importante que as mesmas apresentem o símbolo de identificação da resina a fim de facilitar a cadeia de reciclagem do plástico. Neste trabalho, foi feito um levantamento de dados sobre os símbolos de identificação dos materiais plásticos em um total de 177 embalagens plásticas rígidas para o acondicionamento de diversos produtos alimentícios e não alimentícios disponíveis no mercado brasileiro. Apesar da norma brasileira ABNT NBR 13230 já ter 14 anos, há ainda heterogeneidade na identificação das embalagens plásticas. Somente cerca de 80% das embalagens avaliadas apresentaram o símbolo de identificação da resina. Além disso, em alguns casos até 40% das embalagens apresentaram a identificação do material de forma incorreta. Portanto, ainda existe informação errônea no mercado brasileiro sobre o tipo de material da embalagem plástica (incluindo ausência do símbolo de identificação), bem como falta de informação sobre o símbolo correto de identificação da resina, sendo que ambos os fatores prejudicam a cadeia de reciclagem do plástico.

Keywords : Embalagens; plástico rígido; reciclagem; alimentos; higiene pessoal; produtos de limpeza.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese