SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Thermal and rheological evaluation of PEKK thermoplastic matrix for aeronautical applicationEvaluation of FT-IR (UATR and transmission) techniques for determination of AN content in NBR samples author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Polímeros

Print version ISSN 0104-1428

Abstract

AMADO, Franco D. R. et al. Estudo da obtenção através de síntese eletroquímica de poliaminonaftalenos e poliaminoantracenos. Polímeros [online]. 2008, vol.18, n.3, pp. 244-248. ISSN 0104-1428.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-14282008000300010.

Os poliaromáticos são um grupo de polímeros condutores composto por poliaminonaftalenos, poliaminoantracenos, poliaminonaftóis e polinaftoquinonas com a presença de dois ou três anéis aromáticos. Neste trabalho, filmes de poliaminoantraceno (PAA) e 1,5 polidiaminonaftaleno (1,5-PDAN) foram obtidos por eletropolimerização sobre eletrodos de platina, utilizando uma célula de três eletrodos e um único compartimento. Espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) e espectroscopia RAMAN foram usadas para investigar a estrutura do PAA e foi determinada que ela é similar àquela encontrada na polianilina (PAni) e nos poliaminonaftalenos. Estudos do comportamento eletroquímico por voltametria cíclica mostraram que tanto o PAA como o 1,5-PDAN apresentam somente um par redox e que o PAA não tem boa estabilidade à ciclagem repetitiva, ao contrário do 1,5-PDAN. Micrografias obtidas por Microscopia Eletrônica de Varredura mostraram filmes compactos e homogêneos, com estrutura globular para ambos os polímeros.

Keywords : Poliaminoantraceno; poliaminonaftaleno; polímeros condutores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese