SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4Nanocompósitos de poliamida 6/Argila organofílica: efeito do peso molecular da matriz na estrutura e propriedades mecânicas e termomecânicasEstudo das propriedades de compósitos biodegradáveis de amido/glúten de milho/glicerol reforçados com fibras de sisal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Polímeros

versão impressa ISSN 0104-1428

Resumo

CACERES, Carlos A.  e  CANEVAROLO, Sebastião V.. Cisão de cadeia na degradação termo-mecânica do poliestireno sob múltiplas extrusões. Polímeros [online]. 2008, vol.18, n.4, pp. 348-352. ISSN 0104-1428.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-14282008000400015.

Determinou-se o número de cisões de cadeia gerado pela degradação termo-mecânica do poliestireno quando submetido a múltiplas extrusões. A degradação foi acompanhada pelas mudanças nas curvas de distribuição de massa molar. Seguindo-se o significado físico das massas molares médias de uma curva de MWD mostrou-se que a massa molar numérica media Mn é a única que pode ser relacionada diretamente com o número de moléculas do sistema. A partir desta calculou-se o número de cadeias clivadas (ns) como uma relação entre a Mn da amostra degradada e a virgem. A função de distribuição de cisão de cadeia (CSDF) mostra que o processo de degradação termo-mecânica do poliestireno submetido a múltiplas extrusões à 240 °C é do tipo aleatório, independente da massa molar inicial.

Palavras-chave : Degradação termo-mecânica; extrusão; poliestireno; cisão de cadeia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português