SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4Obtenção de membranas microporosas a partir de manocompósitos de poliamida 6/argila nacional. Parte 1: influência da presença da argila na morfologia das membranasAvaliação do comportamento de radicais livres e desempenho mecânico de compósitos restauradores dentais comerciais por Ressonância Paramagnética Eletrônica (RPE) combinada às análises convencionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Polímeros

versão impressa ISSN 0104-1428

Resumo

BOTARO, Vagner R.; SANTOS, Cláudio G.  e  OLIVEIRA, Victor A.. Hidrogéis superabsorventes a base de acetato de celulose modificado por dianidrido 3,3', 4,4' benzofenona tetracarboxílico (BTDA): síntese, caracterização e estudos físico-químicos de absorção. Polímeros [online]. 2009, vol.19, n.4, pp. 278-284. ISSN 0104-1428.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-14282009000400006.

Este trabalho descreve as sínteses de hidrogéis superabsorventes a base de acetato de celulose (AC), com grau de substituição 2.5, reticulado com dianidrido 3, 3', 4, 4' benzofenona tetracarboxílico (BTDA). As caracterizações das matérias primas foram realizadas por análises térmicas (TG/DTG) e espectroscopia na região do infravermelho (FTIR). O grau de substituição do acetato de celulose foi determinado por via úmida. A confirmação da reação de esterificação foi possível a partir da técnica de FTIR, espectroscopia UV-vis e análises térmicas (TG/DTG). A presença de poros no novo material foi analisada por microscopia eletrônica de varredura (MEV) e porosimetria (BET). A influência da concentração de dianidrido no meio reacional foi investigada, bem como a influência do aumento no grau de reticulação no comportamento térmico do material. Foram obtidas isotermas de absorção de água em diferentes temperaturas para os hidrogéis com diferentes graus de reticulação. Os coeficientes de difusão dos géis foram determinados, juntamente com a energia de ativação para o processo de inchamento usando a equação de Arrhenius. A entalpia de mistura do sistema gel-água foi determinada pela medida da quantidade máxima de água absorvida no equilíbrio a diferentes temperaturas, empregando a equação de Gibbs/Helmholtz.

Palavras-chave : Hidrogéis; acetato de celulose; entalpia de mistura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português