SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Análise do efeito higrotérmico no comportamento em fadiga de compósitos de PPS/fibras de carbono índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Polímeros

versão impressa ISSN 0104-1428

Resumo

FANTONI, Roberto Filippini. Como a poliamida substituiu a seda: uma história da descoberta da poliamida 66. Polímeros [online]. 2012, vol.22, n.1, pp. 1-6. ISSN 0104-1428.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-14282012000100003.

Existem muitas substâncias que fizeram a história do século XX e contribuíram para os grandes desenvolvimentos queaconteceram durante esse longo período. Muitas destas substâncias foram descobertas por acidente ("serendipity") a caminho de pesquisa diferente e existem muitos casos de que nós poderíamos mencionar em especial na área de produtos químicos e polímeros. Mas não foi exatamente assim na história do nylon que estamos para contar, porque nesse caso foi o desejo de encontrar uma alternativa para a seda, o impulso para obter um substituto daquela fibra natural maravilhosa que só a natureza é capaz de sintetizar através de sínteses tanto difícil quanto precisas e rápidas e com métodos ainda a considerar se não inatingíveis certamente ainda não alcançados. O autor desse texto, deve ao polímero do qual vamos falar a história da própria vida científico-tecnológica e, por consequência, encontra-se em uma situação psicológica que o levará a empregar demasiada ênfase, mas pelo menos com conhecimento de causa. Podemos desculpar os excessos e a extensão do texto, incomum para esta revista. Muitas das informações históricas foram encontradas na internet; outra importante fonte informativa foi um livro intitulado "Os botões de Napoleão" que fala de 17 moléculas que mudaram o mundo e o nylon é uma dessas. Esperamos que os leitores sintam-se agradavelmente envolvidos por esta história.

        · texto em Português     · pdf em Português