SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Effect of modified EPDM on the mechanical properties and processing of EPDM containing EPDM wasteCell viability of nanofibers from biodegradable polymers and their nanocomposites with montmorillonite author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Polímeros

Print version ISSN 0104-1428

Abstract

COSTA, Helson M. da; RAMOS, Valéria D.; SILVA, Wilson S. da  and  SIRQUEIRA, Alex da Silva. Otimização de propriedades mecânicas de misturas ternárias de polipropileno (PP)/borracha de etileno-propileno-dieno (EPDM)/pó de pneus (SRT) sob tração e impacto usando a metodologia da superfície de resposta (MSR). Polímeros [online]. 2012, vol.22, n.1, pp. 27-33.  Epub Feb 09, 2012. ISSN 0104-1428.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-14282012005000009.

A metodologia da superfície de resposta (MSR) é uma coleção de técnicas estatísticas e matemáticas para desenvolver, melhorar e otimizar processos. Neste estudo, a técnica MSR foi aplicada na investigação do comportamento mecânico de diferentes misturas ternárias de PP/EPDM/SRT. Após a mistura apropriada em uma extrusora de dupla rosca co-rotante e a moldagem por injeção, as propriedades mecânicas (resistência à tração e a resistência ao impacto) foram determinadas e usadas como variáveis de resposta. A microscopia eletrônica de varredura (MEV) foi usada para investigar a morfologia das diferentes misturas e interpretar os resultados. Com ferramentas estatísticas específicas, um número mínimo de experimentos permitiu o desenvolvimento de um modelo de superfície de resposta e a otimização das concentrações dos componentes de acordo com o desempenho mecânico. Valores elevados de resistência ao impacto são alcançados (>80 J.m-1) quando, de acordo com as condições experimentais estudadas, a mistura física de PP/EPDM/SRT mantém as proporções de EPDM e SRT em torno de 25%.

Keywords : MSR; PP; EPDM; pó de pneu; EPDM.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese