SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Comparison of sorption and solubility properties of cements submitted to different solutions and storage timesSynthesis and characterization of methylcellulose from cellulose extracted from mango seeds for use as a mortar additive author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Polímeros

Print version ISSN 0104-1428

Abstract

REIS, Emily C. C. et al. Desenvolvimento e caracterização de membranas rígidas, osteocondutoras e reabsorvíveis de polihidroxibutirato e hidroxiapatita para regeneração periodontal. Polímeros [online]. 2012, vol.22, n.1, pp. 73-79.  Epub Feb 09, 2012. ISSN 0104-1428.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-14282012005000007.

A regeneração tecidual guiada (RTG) utiliza membranas para favorecer a regeneração dos tecidos periodontais danificados pela doença periodontal. As membranas usadas ainda apresentam limitações, principalmente quanto à capacidade de manter o espaço do defeito. Dois biomateriais de origem brasileira, a hidroxiapatita (HAP) e o polihidroxibutirato (PHB), foram utilizados para fabricar membranas rígidas para RTG, contendo 25, 35 ou 50% de HAP em matriz de PHB pelo método de moldagem por injeção. As membranas apresentaram alta cristalinidade, sendo que, inicialmente, a topografia de superfície era pouco complexa em que os grânulos de HAP não estavam expostos. As membranas foram desgastadas com broca odontológica, de modo similar à cirurgia para sua implantação in vivo. Este procedimento resultou na exposição dos grânulos de HAP numa superfície com poros e estruturas lineares de dimensões que variaram de 3,55 µm ± 1,14 a 75,98 µm ± 30,76, portanto, característica microtopográfica. Observou-se, ainda, que a HAP é responsável por conferir uma topografia de superfície mais complexa às membranas. Portanto, espera-se que membranas com as características de rigidez e superfície microtopográfica possam proporcionar estabilidade ao defeito periodontal e permitir migração celular mais intensa, assim favorecendo a regeneração periodontal.

Keywords : Regeneração tecidual guiada; hidroxiapatita; polihidroxibutirato; compósito; análise da topografia de superfície.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese