SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Electrical conductivity and thermal properties of functionalized carbon nanotubes/polyurethane compositesThermomechanical behavior of active composites prepared with epoxy/organoclay nanocomposites and Ni-Ti shape memory alloy wires author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Polímeros

Print version ISSN 0104-1428

Abstract

BIANCHI, Otávio et al. Caracterização viscosimétrica de nanocompósitos híbridos PS/POSS. Polímeros [online]. 2012, vol.22, n.2, pp. 125-133.  Epub Apr 10, 2012. ISSN 0104-1428.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-14282012005000022.

Nanocompósitos híbridos de poliestireno (PS) e poliedros oligoméricos silsesquioxanos (POSS) com diferentes composições e graus de hibridização foram obtidos por processamento reativo no estado fundido utilizando-se peróxido de dicumila (DCP) como iniciador, na presença ou não de estireno como agente de transferência de radical. Os materiais foram caracterizados viscosimetricamente por cromatografia de permeação em gel (GPC) usando detecção tripla por espalhamento de luz, viscosimetria e índice de refração. As amostras PS/POSS processadas com estireno apresentaram maiores valores de massa molar ponderal média (Mw) e menores valores de polidispersão (Mw/Mn), devido ao maior grau de conversão da reação de hibridização do PS-POSS (28-40%) e do menor grau de degradação (cisão) das cadeias do PS, quando comparadas com amostras PS/POSS processadas sem estireno nas quais o grau de conversão ficou em torno de 24-28%. Para os sistemas PS e PS/POSS em solução com THF, os parâmetros da equação de Mark-Houwink-Sakurada (MHS), α ≅ 0,7 e log K ≅ -3,5 a -3,9 e os valores dos parâmetros de interação polímero-solvente, χij ≅ 0,49, não apresentaram diferenças significativas com relação aos tamanhos moleculares. Por outro lado, essas diferenças de tamanhos moleculares foram caracterizadas por uma função cumulativa da fração mássica de cadeias em função da distância média quadrática entre pontas de cadeia (< r2 >01/2).

Keywords : PS; POSS; nanocompósitos híbridos; viscosimetria.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese