SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2The behavior of natural rubber used in line-life equipment submitted to ozone concentration observed during the electrical testHydrophobic regeneration of polypropylene with VUV and plasma treatments author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Polímeros

Print version ISSN 0104-1428

Abstract

CANTERI, Maria H. G.; MORENO, Lirian; WOSIACKI, Gilvan  and  SCHEER, Agnes de P.. Pectina: da matéria-prima ao produto final. Polímeros [online]. 2012, vol.22, n.2, pp. 149-157.  Epub Apr 10, 2012. ISSN 0104-1428.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-14282012005000024.

A pectina, provavelmente a mais complexa macromolécula natural, é um heteropolissacarídeo contendo predominantemente resíduos de ácido galacturônico. Este polímero, do grupo das fibras dietéticas, é amplamente utilizado como geleificante e estabilizante na indústria de alimentos. O principal processo industrial para obtenção de pectina está baseado na solubilização da protopectina do bagaço de maçã e casca de frutos cítricos, realizada em condições levemente ácidas sob aquecimento. Estudos recentes têm reportado a extração de pectina de novas matérias-primas sob diferentes condições, com influência sobre a qualidade e sobre o rendimento do produto final, para aumentar sua qualidade reológica. Esta revisão descreve a estrutura, as fontes, as aplicações, o processo de extração industrial assim como as principais técnicas de caracterização da pectina.

Keywords : Pectina; extração; matéria-prima; estrutura; qualidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese