SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4Application of poly(o-methoxyaniline) and its carbon black composites in microwave absorbersThe influence of alkaline treatment on jute fiber- reinforced epoxy resin composite author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Polímeros

Print version ISSN 0104-1428

Abstract

BETTIO, Paola P. S. de B.  and  PESSAN, Luiz A.. Preparação e caracterização reológica de nanocompósitos de poli(cloreto de vinila): plastisol com nano-argila. Polímeros [online]. 2012, vol.22, n.4, pp. 332-338.  Epub Aug 07, 2012. ISSN 0104-1428.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-14282012005000044.

Neste trabalho foi estudada a influência da adição de nano-argila nas propriedades reológicas de suspensões de plastisol de poli(cloreto de vinila). Foram utilizados dois tipos de nano-argila, montmorilonita sódica e a organicamente modificada com sal quaternário de amônio, contemplando a avaliação tanto do método de inchamento da argila, quanto da influência da concentração. A nano-argila, na concentração de 2,5, 5, e 10 pcr, foi previamente inchada em plastificante, sob ação de cisalhamento e temperatura. Três tipos de plastificantes foram utilizados, diisobutil ftalato, diisononil ftalato e éster poliglicólico. Experimentos sem o inchamento prévio da argila também foram realizados para validação de sua influência. O plastisol foi obtido com a mistura da nano-argila com o PVC, plastificante diisononil ftalato e demais aditivos, em misturador planetário. A análise dos dados com método estatístico propiciou afirmar que tanto o tipo de argila quanto sua concentração foram determinantes na elevação da viscosidade da pasta, não tendo sido comprovada eficácia do inchamento prévio da argila.

Keywords : PVC; poli(cloreto de vinila); plastisol; nanocompósito polímero-argila.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese