SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4Alternative intelligent material for packaging using chitosan films as colorimetric temperature indicators author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Polímeros

Print version ISSN 0104-1428

Abstract

BORTOLIN, Adriel; AOUADA, Fauze A.; LONGO, Elson  and  MATTOSO, Luiz H. C.. Investigação do processo de absorção de água de hidrogéis de polissacarídeo: efeito da carga iônica, presença de sais, concentrações de monômero e polissacarídeo. Polímeros [online]. 2012, vol.22, n.4, pp. 311-317.  Epub Aug 07, 2012. ISSN 0104-1428.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-14282012005000046.

Neste trabalho foi reportada a caracterização de hidrogéis constituídos por metilcelulose (MC) e poliacrilamida (PAAm) preparados pelo processo de reticulação cruzada. As propriedades espectroscópicas e morfológicas foram investigadas por espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier e microscopia eletrônica de varredura, respectivamente. O efeito da carga iônica, presença de sais, concentrações de monômero AAm e polissacarídeo MC na absorção de água e nas propriedades cinéticas dos hidrogéis foi detalhadamente investigado. Os resultados indicaram que o decréscimo da concentração de MC ou aumento da concentração de AAm, carga iônica do contra-íon do sal de cloreto e a presença de fertilizante no meio externo de intumescimento provocaram diminuição significativa na absorção de água dos hidrogéis. O mecanismo de absorção de água dos hidrogéis de PAAm-MC em água seguiu o modelo de difusão Fickiana; já o mecanismo dos hidrogéis intumescidos em sais (cloreto ou fertilizante) seguiu o modelo de transporte anômalo. Pela alta e rápida absorção de água, as matrizes porosas e tridimensionais compostas por PAAm e MC podem em potencial ser aplicadas na agricultura como veículos carreadores.

Keywords : Absorção de água; difusão Fickiana; hidrogéis biodegradáveis; propriedades cinéticas; propriedades morfológicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguesepdf in Portuguese