SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4Thermal analysis of extruded polyacrylonitrile plasticized by glycerolSelf-reinforced bioresorbable polymer P (L/DL) LA 70:30 for the manufacture of craniofacial implant author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Polímeros

Print version ISSN 0104-1428

Abstract

FERRARI, Vanesa C. G. M. et al. Caracterização de um pré-impregnado aeronáutico por FT-IR e análise térmica. Polímeros [online]. 2012, vol.22, n.4, pp. 369-377.  Epub Aug 14, 2012. ISSN 0104-1428.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-14282012005000048.

Este trabalho consiste na caracterização de um pré-impregnado ("prepreg") de resina epoxídica/fibra de carbono, usando-se espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier (FT-IR), análise termogravimétrica (TG), calorimetria exploratória diferencial (DSC) e análise térmica dinâmico-mecânica (DMTA). A análise por FT-IR foi realizada nos modos de transmissão (pastilha de KBr, pirólise em bico de Bunsen e controlada) e detecção fotoacústica (PAS). Os espectros de FT-IR de transmissão revelaram a presença de resina epoxídica, grupos ciano, amínicos e bisfenol A, que possibilitaram identificar o provável agente de cura:a cianoguanidina (ou dicianodiamida) do sistema epoxídico. Os espectros de FT-IR/PAS permitiram acompanhar as alterações espectrométricas causadas pela cura. A análise térmica auxiliou na observação e compreensão dos eventos durante o processo de cura, etapas de gelificação e vitrificação, e da influência destas nas temperaturas de transição vítrea (Tg) do material curado e na escolha do intervalo de temperatura de cura, que é um dos parâmetros mais importantes do processo produtivo.

Keywords : Caracterização; compósito; resinas epoxídicas; ciclo de cura; FT-IR; análise térmica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese