SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4Effect of addition of plant material (fiber of cutia chesnut) and polymer (SBS) on the properties of asphalt binder (CAP 50/70)Structural characterization of HDPE/LLDPE and OMMT blend-based nanocomposites obtained by different blending sequences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Polímeros

Print version ISSN 0104-1428

Abstract

CONCEICAO, Bárbara M. da; VISCONTE, Leila L. Y.  and  FURTADO, Cristina R. G.. Um material alternativo à base de SBS para substituir a guta percha no tratamento endodôntico. Polímeros [online]. 2012, vol.22, n.4, pp. 352-356.  Epub Aug 14, 2012. ISSN 0104-1428.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-14282012005000050.

A guta percha é um dos materiais obturadores mais usados nos tratamentos endodônticos. Este polímero é obtido de poucas espécies de árvores do arquipélago malaio. Sua grande desvantagem é que pode degradar com o tempo devido ao envelhecimento e esta degradação pode ser potencializada com aquecimento durante a obturação. Neste trabalho foram desenvolvidos cones de tratamento endodôntico à base de SBS. Os estudos clínicos mostraram que este novo material pode ser utilizado nas técnicas de obturação a frio e a quente. No caso de um retratamento, foram empregados os mesmos solventes para a guta percha. Porém, a grande vantagem é que estes cones de SBS, por apresentarem uma resistência à abrasão inferior à dos cones de guta percha, são mais facilmente removidos da cavidade do dente, preservando, assim, as paredes do mesmo. As curvas de TGA mostraram que o compósito de SBS apresenta temperatura de degradação superior à da guta percha, indicando um material mais estável à temperatura, característica importante para o processo de obturação do dente.

Keywords : Poli-trans-isopreno; guta percha; tratamento endodôntico; cones endodônticos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese