SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4An alternative filling material to replace gutta percha in endodontic treatmentThermal analysis of extruded polyacrylonitrile plasticized by glycerol author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Polímeros

Print version ISSN 0104-1428

Abstract

PASSADOR, Fabio R.; RUVOLO FILHO, Adhemar C.  and  PESSAN, Luiz A.. Caracterização estrutural de nanocompósitos de blendas HDPE/LLDPE e OMMT obtidos por diferentes sequências de mistura. Polímeros [online]. 2012, vol.22, n.4, pp. 357-363.  Epub Aug 14, 2012. ISSN 0104-1428.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-14282012005000052.

Nanocompósitos de blendas de polietileno de alta densidade (HDPE) com polietileno linear de baixa densidade (LLDPE) e OMMT (montmorilonita organofílica) foram preparados em um reômetro de torque, utilizando-se como sistema compatibilizante uma mistura de HDPE-g-MA e LLDPE-g-MA, ambos com 1% de anidrido maleico. O efeito de cinco sequências de mistura na formação da microestrutura dos nanocompósitos foi estudado. A caracterização estrutural foi realizada por análises de difração de raio X de alto ângulo (WAXD), microscopia eletrônica de transmissão (MET) e comportamento reológico em regime permanente de deformação. Os resultados mostraram que a formação da microestrutura depende da ordem de mistura dos componentes e a utilização de mistura de dois agentes compatibilizantes miscíveis com os constituintes da matriz auxiliou na distribuição da polaridade, facilitando a dispersão das nanoargilas por toda a matriz. Dentre as sequências estudadas, as que a nanoargila foi primeiramente misturada com componentes de menor viscosidade e cristalinidade (LLDPE e/ou LLDPE-g-MA) apresentaram melhor dispersão e distribuição da nanoargila na blenda polimérica.

Keywords : Nanocompósitos; HDPE [LLDPE]; sequência de mistura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese