SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue5Thermal properties of polypropylene and organophilic bentoniteFT-IR characterization of EPDM rubber surface treated by microwave plasma author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Polímeros

Print version ISSN 0104-1428

Abstract

RODRIGUES, Elton J. da R.; NASCIMENTO, Suéllen A. M.; TAVARES, Maria I. B.  and  MERAT, Pedro P.. Investigação da influência do processamento na dinâmica molecular de nanocompósitos de policarbonato e argila organofílica obtidos via intercalação por fusão. Polímeros [online]. 2012, vol.22, n.5, pp. 436-439.  Epub Oct 11, 2012. ISSN 0104-1428.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-14282012005000058.

Nanocompósitos baseados em policarbonato e argila organofílica foram obtidos pelo método de intercalação por fusão em câmara de mistura sob diferentes valores de torque e temperatura. A influência desses parâmetros na qualidade da dispersão da argila na matriz polimérica foi investigada por ressonância magnética nuclear (RMN) de baixo campo, empregando o tempo de relaxação longitudinal, T1H, e por difração de raios X. As diferenças nos tempos de relaxação longitudinal e nos padrões de difração de raios X foram correlacionadas com a formação de domínios com mobilidades distintas. O nanomaterial formado apresentou morfologia intercalada com afastamento crescente das camadas de argila, conforme as condições de processamento se tornavam mais severas. A RMN 1H mostrou que tanto o cisalhamento quanto a temperatura afetaram a mobilidade das cadeias poliméricas, explicitando a homogeneidade crescente da distribuição dos domínios de relaxação, de acordo com o aumento do torque e da temperatura.

Keywords : Nanocompósito; intercalação por fusão; RMN.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese