SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue5Biodegradable starch-based films containing saturated fatty acids: thermal, infrared and raman spectroscopic characterizationCharacterization of commercial edible starch flours author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Polímeros

Print version ISSN 0104-1428

Abstract

SILVA, Marcos Anacleto da; TAVARES, Maria I. B.; NASCIMENTO, Suelen A. M.  and  RODRIGUES, Elton J. da R.. Caracterização de nanocompósitos de poliuretano/montmorilonita organofílica por RMN de baixo campo. Polímeros [online]. 2012, vol.22, n.5, pp. 481-485.  Epub Oct 18, 2012. ISSN 0104-1428.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-14282012005000064.

Poliuretanos são materiais poliméricos importantes e versáteis, principalmente devido a algumas de suas propriedades, como alta resistência à abrasão, resistência ao rasgo, excelente absorção de choques mecânicos, boa flexibilidade e elasticidade. No entanto, existem também algumas desvantagens, como a baixa estabilidade térmica e propriedade de barreira. Para superar essas desvantagens, têm sido produzidos nanocompósitos de poliuretano/montmorilonita organofílica. A investigação da estrutura dos nanocompósitos de poliuretano/argila tem sido realizada principalmente por difração de raios X (DRX) e microscopia eletrônica de transmissão (TEM). Neste trabalho, foram estudados filmes de nanocompósitos de PU/argila organofílica obtidos por intercalação por solução. Os nanocompósitos foram caracterizados por DRX e, principalmente, por ressonância magnética nuclear de baixo campo (RMN-BC). As medidas de RMN-BC, com a determinação do tempo de relaxação spin-rede do núcleo de hidrogênio, forneceram informações ímpares e importantes sobre a dinâmica molecular desses nanocompósitos. Para validar esse estudo foram realizadas análises de difração de raios X, que confirmaram os resultados de RMN. A estabilidade térmica dos materiais também foi determinada por análise termogravimétrica em atmosfera de gás inerte, observando-se pequena melhora na estabilidade do nanocompósito quando comparado com o poliuretano.

Keywords : Poliuretano; montmorilonita; nanocompósitos; RMN.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese