SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Inflamabilidade de nanocompósitos de polipropileno/argila organofílicaPotencialidades da análise de fluxo de materiais no processo produtivo de fibras ópticas poliméricas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Polímeros

versão impressa ISSN 0104-1428

Resumo

PIRES, Neusa Maria Tocchetto et al. Avaliação das razões molares Cl/Nd e Al/Nd na polimerização de 1,3-butadieno com o sistema catalitico versatato de neodimio/hidreto de di-isobutilaluminio/cloreto de t-butila. Polímeros [online]. 2014, vol.24, n.3, pp.314-323.  Epub 18-Abr-2014. ISSN 0104-1428.  https://doi.org/10.4322/polimeros.2014.018.

O objetivo deste trabalho foi estudar sistemas catalíticos ternários constituídos por versatato de neodímio, cloreto de t-butila e hidreto de di-isobutil-alumínio para a polimerização de 1,4-cis de butadieno em hexano. Foram investigados os efeitos das razões molares Cl/Nd e Al/Nd sobre a reação de polimerização. Os polímeros foram caracterizados por cromatografia de exclusão por tamanho (SEC), espectroscopia na região do infravermelho (FT-IR) e viscosimetria no estado fundido. A atividade catalítica, massa molar, distribuição de massa molar e viscosidade Mooney foram fortemente influenciados pela variação da razão molar Cl/Nd. Os maiores teores de unidades cis foram observados em razões molares Cl/Nd > 3. O valor máximo de atividade catalítica foi obtido em razões molares Cl/Nd na faixa de 3 a 5. A microestrutura do polibutadieno foi significativamente influenciada pelo aumento da razão molar Al/Nd. Foi observado um valor máximo, 99% de unidades cis, na razão molar Al/Nd = 10. Os dados de conversão versus tempo de reação mostraram que a velocidade de polimerização aumenta com a razão molar Al/Nd alcançando um valor máximo na razão molar Al/Nd=23. As curvas de distribuição de massa molar evidenciaram um significativo processo de transferência de cadeia para os polímeros produzidos em razões Al/Nd mais altas.

Palavras-chave : Catalisador Ziegler-Natta; neodímio; cloreto de t-butila; hidreto de diisobutilalumínio; polibutadieno.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons