SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número5Reciclagem química do PET pós-consumo: caracterização estrutural do ácido tereftálico e efeito da hidrólise alcalina em baixa temperaturaInfluência das condições de mistura e dos teores de Acetato de Vinila e de argila nas propriedades de nanocompósitos de EVA/montmorilonita organofílica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Polímeros

versão impressa ISSN 0104-1428

Resumo

MARTINS, Priscila Alves; VALERA, Ticiane Sanches  e  TENORIO, Jorge Alberto Soares. Estudo de sistemas retardantes de Chama sem Bromo para ABS. Polímeros [online]. 2014, vol.24, n.5, pp.572-578.  Epub 12-Set-2014. ISSN 0104-1428.  https://doi.org/10.1590/0104-1428.1422.

Este trabalho visa estudar e caracterizar o desempenho de aditivos retardantes de chama não bromados em copolímero de ABS. Foram estudadas combinações de retardantes de chama, como: o polifosfato de amônio (APP), a melamina, nanopartículas de dióxido de titânio e argila organicamente modificada com sal quaternário de fosfônio. Os materiais obtidos foram caracterizados por ensaios mecânicos (resistência ao impacto Izod e resistência à tração), análise termogravimétrica (TG), avaliação da morfologia e ensaio de retardância à chama. Os resultados obtidos indicaram uma redução de cerca de 48% na velocidade de propagação da chama dos compósitos com APP/melamina/TiO2/argila organofílica, em relação ao copolímero de ABS puro.

Palavras-chave : Copolímero de ABS; retardantes de chama livres de bromo; nanopartículas de TiO2; argila organofílica; melamina; polifosfato de amônio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons