SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Preparação e avaliação de nanocompósitos de poliestireno - hidróxido duplo lamelar HDL de ZnAl – organofuncionalizado com laurato/palmitato índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Polímeros

versão impressa ISSN 0104-1428

Resumo

LINCK, Cristiano; CALCAGNO, Carmen Iara Walter  e  OLIVEIRA, João Antônio Pinto de. Determinação e análise de parâmetros para o desenvolvimento de um processo de decoração de peças plásticas através da injeção sobre tecido. Polímeros [online]. 2015, vol.25, n.1, pp.125-131. ISSN 0104-1428.  https://doi.org/10.1590/0104-1428.1719.

O processo de injeção sobre tecidos, utilizado na indústria automotiva, é caracterizado por modificações no processo de injeção convencional e possibilita o desenvolvimento de novos produtos com características diferenciadas. Devido às dificuldades de processamento, e tendo em vista as necessidades de adaptação dos parâmetros de injeção quando essa é feita sobre tecidos, foi desenvolvida uma metodologia de determinação e análise de parâmetros de processo que possibilitaram o desenvolvimento desta técnica. Os testes foram realizados inicialmente em uma indústria produtora de peças automotivas e a metodologia adotada foi repetida em uma instituição de ensino. Verificou-se, então, que controlando os parâmetros de injeção e fechamento do molde, foi possível obter, em ambos os casos, peças conforme as especificações de qualidade requeridas.

Palavras-chave : injeção; processos não convencionais; IMD; injeção sobre tecido; parâmetros de injeção; desenvolvimento de processos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )