SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número5High density polyethylene and zirconium phosphate nanocompositesDesenvolvimento e caracterização de filmes compósitos de quitosana e zeólitas com prata índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Polímeros

versão impressa ISSN 0104-1428versão On-line ISSN 1678-5169

Resumo

ARAUJO, Rayson de Jesus et al. Influência da argila vermiculita brasileira na biodegradação de filmes de PHB. Polímeros [online]. 2015, vol.25, n.5, pp.483-491. ISSN 1678-5169.  https://doi.org/10.1590/0104-1428.2031.

Este trabalho teve como objetivo preparar e avaliar filmes PHB/vermiculita natural e modificada nas quantidades em peso de 1%, 3% e 6% através dos métodos intercalação por fusão e intercalação por solução. Os bionanocompósitos obtidos pelo método intercalação por fusão foram preparados em uma extrusora monorosca e posteriormente os filmes foram moldados via compressão. Na preparação dos filmes por solução, os sistemas foram submetidos à agitação e aquecimento a 80 °C. Os sistemas foram avaliados por difração de raios-X e o comportamento de biodegradação foi avaliado de acordo com a norma ASTM G 160-03. O acompanhamento da biodegradação foi realizado por meio de inspeção visual e perda de massa. Observou-se que o percentual de argila e o método de obtenção dos filmes influenciaram na estrutura formada e na biodegradação dos sistemas.

Palavras-chave : polímeros biodegradáveis; argila vermiculita; ensaio de biodegradação; bionanocompósitos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )