SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número5Influência da argila vermiculita brasileira na biodegradação de filmes de PHBSynthesis and characterization of poly(S-2-mercaptoethyl 2-(thiophen-3-yl)ethanethioate) by electrochemical polymerization índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Polímeros

versão impressa ISSN 0104-1428versão On-line ISSN 1678-5169

Resumo

YASSUE-CORDEIRO, Patricia Hissae; ZANDONAI, Cassio Henrique; SILVA, Classius Ferreira da  e  FERNANDES-MACHADO, Nádia Regina Carmargo. Desenvolvimento e caracterização de filmes compósitos de quitosana e zeólitas com prata. Polímeros [online]. 2015, vol.25, n.5, pp.492-502. ISSN 1678-5169.  http://dx.doi.org/10.1590/0104-1428.2059.

Zeólitas foram submetidas à troca iônica ou impregnação com prata e posteriormente adicionadas em filmes de quitosana para a confecção de curativos para queimaduras. As zeólitas foram avaliadas por Ressonância magnética nuclear (RMN), Fluorescência de raios X por reflexão total (TXRF), Microscopia eletrônica de varredura (MEV). Os filmes poliméricos foram analisados com relação às suas propriedades mecânicas, permeabilidade ao vapor d’água (PVA) e liberação de prata. Observou-se que o procedimento de troca iônica não alterou a morfologia das zeólitas de partida. Grumos de zeólita foram observados nas micrografias dos filmes e estes influenciaram nas propriedades mecânicas devido à desorganizaçao local no empacotamento das cadeiras poliméricas da quitosana. A metodologia de troca iônica ou impregnação influenciou diretamente na quantidade de prata presente superficialmente na zeólita e consequentemente alterou o perfil de liberação de prata em uma solução simulada de exudato de ferida. Os modelos cinéticos sugeriram que a liberação da prata não foi essencialmente regulada pela lei de difusão de Fick.

Palavras-chave : impregnação; troca-iônica; curativos para queimados; zeólita Y.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )