SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número6Síntese e caracterização de MIP com fenilalanina visando sua aplicação na técnica de SPE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Polímeros

versão impressa ISSN 0104-1428versão On-line ISSN 1678-5169

Resumo

NARDI, Sinara Queli Welter; TEIXEIRA, Sirlei Dias  e  PARABOCZ, Cristiane Regina Budziak. Incorporação de fonte de nitrogênio em partículas de PVA e alginato de sódio e estudo da influência de ciclos de congelamento/descongelamento na caracterização do produto. Polímeros [online]. 2015, vol.25, n.6, pp.606-613. ISSN 1678-5169.  https://doi.org/10.1590/0104-1428.1967.

Neste trabalho foram incorporadas duas fontes de nitrogênio (ureia e caulinita intercalada com ureia) em matriz polimérica de álcool polivinílico e alginato de sódio na proporção de 3:1, utilizando a metodologia de gotejamento em solução de CaCl2. As partículas foram submetidas ao congelamento e posterior descongelamento com o intuito de melhorar a estrutura e resistência térmica da matriz polimérica. As partículas foram caracterizadas através de Análise Elementar, FTIR, DRX e Análise Térmica. As partículas que apresentaram as melhores formulações foram as de álcool polivinílico+alginato de sódio+ureia, pois apresentaram eficiência de incorporação próximas as das partículas de álcool polivinílico+alginato de sódio+caulinita intercalada, mas com maior estabilidade térmica, cerca de 200 °C.

Palavras-chave : álcool polivinílico; alginato de sódio; ciclos de congelamento/descongelamento; incorporação de nitrogênio; ureia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )