SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número especialImpactos ambientais da produção de garrafas de polietileno numa indústria de Teresina-PINanocompósitos de poli(álcool vinílico) contendo materiais híbridos mimetizando o pigmento Azul Maya índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Polímeros

versão impressa ISSN 0104-1428versão On-line ISSN 1678-5169

Resumo

BABETTO, Alex Sandro; AGNELLI, José Augusto Marcondes  e  BETTINI, Sílvia Helena Prado. Avaliação de sistemas pró-degradantes na degradação termooxidativa do PEAD. Polímeros [online]. 2015, vol.25, n.spe, pp.68-76. ISSN 1678-5169.  https://doi.org/10.1590/0104-1428.2022.

Sistemas pró-degradantes fundamentados em estearatos de ferro e de manganês e o aditivo comercial d2w, fundamentado em sal orgânico de manganês, foram avaliados em filmes de polietileno de alta densidade (PEAD) em ambiente termooxidativo (estufa a 80 °C e ausência de luz). A degradação termooxidativa foi monitorada por propriedades mecânicas, espectroscopia de infravermelho e cromatografia por exclusão de tamanho. Os resultados mostram que ambos os metais aceleram a degradação termooxidativa do PEAD. Entretanto, o desempenho pró-degradante do estearato de manganês é significativamente superior ao do estearato de ferro. Para o ferro, a degradação aumenta com o aumento da concentração do metal, enquanto que o manganês apresenta valor máximo de degradação em função da concentração. O estado de oxidação do ferro não interfere no desempenho pró-degradante. O aditivo comercial d2wTM acelera, significativamente, a termooxidação do PEAD, mas seu desempenho é inferior ao estearato de manganês provavelmente em função do conjunto de estabilizantes adicionados ao produto comercial.

Palavras-chave : degradação; PEAD; estearato de ferro; estearato de manganês; pró-degradante.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )