SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número especialInfluência de três modos de fotopolimerização sobre a microdureza de três resinas compostasPossibilidades de melhorias ambientais no processo de reciclagem do polietileno índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Polímeros

versão impressa ISSN 0104-1428versão On-line ISSN 1678-5169

Resumo

OLIVEIRA, Maria Aparecida de Souza; CASSU, Silvana Navarro; MELLO, Sandra Aparecida Coelho de  e  DUTRA, Jorge Carlos Narciso. Influência do método de vulcanização nas propriedades mecânicas e na densidade de ligações cruzadas da borracha natural. Polímeros [online]. 2016, vol.26, n.spe, pp.43-48.  Epub 19-Jan-2016. ISSN 1678-5169.  https://doi.org/10.1590/0104-1428.2051.

A vulcanização é um importante fator que determina as propriedades mecânicas da borracha, mas a influência do método de vulcanização nas propriedades mecânicas do material, ainda é um assunto pouco explorado na literatura. Neste artigo, uma formulação à base de poli-cis-isopreno ou borracha natural (NR), denominada NR4010-A, foi vulcanizada em prensa e autoclave, com o objetivo de avaliar a influência do método de vulcanização na formação das ligações cruzadas e, consequentemente, nas propriedades mecânicas do material. Amostras do material vulcanizado, pelos dois métodos, foram caracterizadas por meio de análise reométrica, ensaio de inchamento e testes mecânicos, onde foi avaliada a resistência ao rasgo e à tração. Os resultados mostraram que para essa formulação, nas mesmas condições de temperatura, o método de vulcanização por autoclave se mostrou mais eficiente em relação às propriedades estudadas.

Palavras-chave : ligações cruzadas; NR; propriedades mecânicas; vulcanização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )