SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número especialInfluência do método de vulcanização nas propriedades mecânicas e na densidade de ligações cruzadas da borracha naturalPirólise catalítica do PEBD usando como catalisador a vermiculita modificada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Polímeros

versão impressa ISSN 0104-1428versão On-line ISSN 1678-5169

Resumo

SILVA, Elaine Aparecida da  e  MOITA NETO, José Machado. Possibilidades de melhorias ambientais no processo de reciclagem do polietileno. Polímeros [online]. 2016, vol.26, n.spe, pp.49-54.  Epub 19-Jan-2016. ISSN 1678-5169.  http://dx.doi.org/10.1590/0104-1428.1954.

A reciclagem mecânica é uma das possibilidades existentes para revalorização dos resíduos plásticos. Neste trabalho, foram acompanhadas as atividades de uma indústria, localizada em Teresina-PI, que realiza a reciclagem mecânica de polietileno (PEBD e PEAD) para a produção de sacolas. A qualidade da matéria-prima pós-uso influencia a qualidade do produto final e determina etapas adicionais em relação ao processamento da resina virgem, como lavagem, secagem e extrusão para produção de grãos. O efluente gerado na etapa de pré-tratamento dos reciclados, o consumo de energia e recursos humanos envolvidos impactam os aspectos ambientais, econômicos e sociais do processo. A reciclagem mecânica só pode ser considerada vantajosa se for dada uma destinação ou disposição final ambientalmente correta do que não é aproveitado na indústria; incorporada a externalidade econômica de realizar tratamento do efluente gerado, e, por fim, qualificar e remunerar de modo justo o catador que disponibiliza a matéria-prima para a indústria.

Palavras-chave : gestão ambiental; reciclagem mecânica; polietileno.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )