SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número especialPirólise catalítica do PEBD usando como catalisador a vermiculita modificadaSeparação e identificação de aditivos em tinta por TLC-IR/ UATR e extração seletiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Polímeros

versão impressa ISSN 0104-1428versão On-line ISSN 1678-5169

Resumo

AMARAL, Laricy Janaína Dias do; DIAS, Fernanda Trindade Gonzalez; ZORZI, Janete Eunice  e  CRUZ, Robinson Carlos Dudley. Obtenção de amidos termoplásticos para a extrusão de pós cerâmicos. Polímeros [online]. 2016, vol.26, n.spe, pp.60-67.  Epub 19-Jan-2016. ISSN 1678-5169.  https://doi.org/10.1590/0104-1428.2001.

Polímeros termoplásticos podem ser utilizados como veículo orgânico (VO) em processos de conformação de peças cerâmicas por extrusão. Neste contexto, termoplásticos à base de amido surgem como uma alternativa sustentável ao emprego das poliolefinas convencionalmente utilizadas na formulação de pastas cerâmicas. O passo inicial para o desenvolvimento de um feedstock (carga extrudável) é a seleção adequada do sistema polimérico ligante, o qual é responsável por conferir propriedades reológicas adequadas durante o processamento. O presente trabalho se propôs a caracterizar termoplásticos a base de amido obtidos na presença de ácido cítrico e avaliar o potencial de utilização destes materiais na extrusão de pós cerâmicos. A processabilidade das pré-misturas de amido foi avaliada em extrusora dupla-rosca e em reômetro de torque. A variação dos teores de água e glicerol na composição das pré-misturas de amido influenciou significativamente as interações entre as cadeias poliméricas, promovendo alterações nos valores de densidade e de viscosidade para a maior parte das amostras analisadas. O amido foi parcialmente esterificado como efeito da ação do ácido cítrico no sistema. Dentre as formulações investigadas, a amostra hidratada e processada com 34% p/p de glicerol (H-34) foi a que apresentou as melhores propriedades de pasta, podendo ser futuramente empregada em processos de conformação de pós cerâmicos.

Palavras-chave : amido termoplástico; ácido cítrico; extrusão; veículo organico; pós cerâmicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )