SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número especialObtenção de amidos termoplásticos para a extrusão de pós cerâmicosAnálise térmica e propriedades mecânicas de resíduos de polietileno de alta densidade (PEAD) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Polímeros

versão impressa ISSN 0104-1428versão On-line ISSN 1678-5169

Resumo

RODRIGUES, Viviane Cristine; DINIZ, Milton Faria; MATTOS, Elizabeth da Costa  e  DUTRA, Rita de Cássia Lazzarini. Separação e identificação de aditivos em tinta por TLC-IR/ UATR e extração seletiva. Polímeros [online]. 2016, vol.26, n.spe, pp.68-74.  Epub 19-Jan-2016. ISSN 1678-5169.  https://doi.org/10.1590/0104-1428.1887.

Vários aditivos são incorporados nas formulações de tintas para evitar defeitos no revestimento e melhorar o desempenho nas aplicações, constituindo, desse modo, um sistema complexo. A caracterização de uma composição pode ser realizada por separações física/ química e técnicas analíticas instrumentais. A análise de multicomponentes é utilizada no estudo de não conformidades, investigação forense e pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. As pesquisas correlatas, em geral, utilizam metodologias convencionais, encontrando algumas limitações, o que motiva a utilização de técnicas alternativas, incluindo acoplamentos, para a análise de aditivos em tintas. Nesse contexto, foi avaliada a aplicabilidade do acoplamento (indireto ou off-line) das técnicas de cromatografia de camada fina (TLC) e espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier (FT-IR), denominado TLC-IR, e extração seletiva na análise de aditivos em tinta à base de resina poliuretânica (PU) e nitrocelulose (NC). Foi utilizada uma formulação, avaliados três sistemas de eluentes e um tipo de revelador, o de Gibbs. Os espectros FT-IR foram obtidos por Reflexão Total Atenuada Universal (UATR). Os principais resultados mostraram que o plastificante Acetil Tributil Citrato (ATBC), aditivo majoritário, foi facilmente identificado por TLC-IR. A metodologia permitiu detectar e diferenciar plastificantes do tipo ftalato, como dioctil ftalato (DOP) e dibutil ftalato (DBP), mesmo em pequena quantidade de amostra, e identificar a oleamida (aditivo promotor de deslize) por meio de extração seletiva e UATR.

Palavras-chave : tintas; aditivos; TLC/IR; UATR; extração seletiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )