SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número especialSeparação e identificação de aditivos em tinta por TLC-IR/ UATR e extração seletivaSustentabilidade quanto às embalagens de alimentos no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Polímeros

versão impressa ISSN 0104-1428versão On-line ISSN 1678-5169

Resumo

COSTA, Helson Moreira da; RAMOS, Valéria Dutra; ANDRADE, Mônica Calixto de  e  NUNES, Paola da Silva Richter Quintana. Análise térmica e propriedades mecânicas de resíduos de polietileno de alta densidade (PEAD). Polímeros [online]. 2016, vol.26, n.spe, pp.75-81.  Epub 19-Jan-2016. ISSN 1678-5169.  http://dx.doi.org/10.1590/0104-1428.2104.

Embalagens de polietileno de alta densidade (PEAD) pós-consumo foram coletadas e moídas. Após processamento em extrusora de rosca dupla, o material definido como PEAD reciclado (mistura de embalagens brancas, marfins e incolores) foi injetado e as propriedades mecânicas de resistência à tração e resistência ao impacto foram avaliadas e comparadas com uma amostra de PEAD comercial. A análise térmica, através da calorimetria exploratória diferencial (DSC), a microscopia eletrônica de varredura (MEV) e a análise estatística dos resultados experimentais também foram conduzidas. Em relação à resistência à tração, a diferença entre as amostras de PEAD reciclado e PEAD comercial foram tão pouco expressivas que, dentro das condições experimentais adotadas, se pôde afirmar que o material reciclado é equivalente ao comercial. Por sua vez, o modelo cinético aplicado na análise térmica revelou que a amostra de PEAD comercial demonstra um processo de nucleação e crescimento dos cristais mais homogêneo e simples, embora a energia de ativação seja consideravelmente maior do que o das demais amostras de PEAD.

Palavras-chave : polietileno de alta densidade; propriedades mecânicas; análise térmica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )