SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número45Percebendo o corpo que aprende: considerações teóricas e indicadores para avaliação da linguagem não-verbal de escolares do 1º. ciclo do ensino fundamentalEstado do conhecimento em administração da educação: uma análise dos artigos publicados em periódicos nacionais 1982-2000 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

KAIUCA, Míriam Abduche. Com um lápis e um papel ... cria-se um novo texto: as representações de práticas democráticas nos colégios de aplicação. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2004, vol.12, n.45, pp. 1013-1044. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362004000400007.

Este artigo apresenta uma pesquisa sobre as representações que os professores do Ensino Fundamental dos Colégios de Aplicação da UFRJ e da UERJ constroem sobre a escola pública democrática. O objetivo geral foi o de apreender a dinâmica de construção das representações de uma escola democrática, procurando verificar suas motivações históricas e ideológicas e as mudanças que sofreram ao longo do tempo; os valores, as normas, as atitudes, os símbolos e as resistências docentes ao processo de democratização das práticas pedagógicas contemporâneas. As representações docentes sobre a escola democrática articulam-se ao projeto de educação que está em curso nos CAps ou foi implantado em outra conjuntura histórica, projeto esse que assume o referencial de escola pública, democrática e de qualidade. No cruzamento dos discursos surgiram as categorias norteadoras para análise dos dados: alteridade, poder e resistência. Concluiu-se que a educação democratizante não pode basear-se em qualquer noção a-histórica e transcendente de verdade ou autoridade. Foram encontradas representações que conservam a função original seletiva e elitista dos CAps; representações que defendem uma formação diferenciada de acordo com a proveniência de classe social do estudante que ingressa no CAp e, finalmente, representações que reforçam a possibilidade de implantação de um projeto educacional que avance na direção do reconhecimento do aluno das classes populares e de sua integração na vida escolar.

Palavras-chave : Colégios de Aplicação; Escola pública democrática; Representações docentes de práticas democráticas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português