SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue48Technological fluency, behavior and complexities: a computers lab, the time, the people and other things author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

GOMES, Candido Alberto. A escola de qualidade para todos: abrindo as camadas da cebola. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2005, vol.13, n.48, pp.281-306. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362005000300002.

A pesquisa educacional apresenta hoje abundantes constatações sobre como construir uma escola de qualidade para todos. Este trabalho se concentra em aspectos selecionados das diferenças entre escolas e dentro das escolas, com base na literatura nacional e internacional, embora mencionando a importância das origens sociais dos alunos, gestão educacional, avaliação e trajetórias curriculares. A estrutura peculiar dos sistemas educacionais se assemelha a uma cebola, com sucessivas camadas que influenciam a aprendizagem. Assim, se destacam despesas, instalações, tempo letivo, professores, clima e gestão escolares, efeitos dos colegas, alocação da matrícula e do espaço, ações que contribuem para a efetividade na sala de aula e a formação de turmas. Portanto, é possível atuar sobre os fatores intra-escolares, no seu âmbito de influência, que têm papel mais amplo nos países em desenvolvimento.

Keywords : Sociologia da educação; Economia da educação; Sociologia da escola; Democratização da educação; Professores; Sociedade dos adolescentes; Clima escolar; Gestão escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License