SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue48Multiculturalism, research and teacher training: the case of teacher educationSome reflections on building evaluation capacity on social initiatives author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

GONCALVES, Lia Rodrigues; PASSOS, Sara Rozinda Martins Moura Sá dos  and  PASSOS, Álvaro Mariano dos. Novos rumos para o ensino médio noturno: como e por que fazer?. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2005, vol.13, n.48, pp.345-360. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362005000300005.

Este artigo se refere à necessidade de se propiciar um canal de reflexão, discussão e ação junto aos professores que atuam no ensino médio noturno e, conseqüentemente, promover a melhoria de um ensino, que há muito tempo é apenas um simulacro. Para tal, apresentamos alguns resultados da investigação iniciada em dezembro de 2003 no Colégio Estadual Presidente Kennedy, em Belford Roxo - Baixada Fluminense/RJ, entre alunos e professores, equipe técnica e gestores. Queremos evidenciar a complexidade do processo de mudança, pois representa um desafio. Não se muda por decreto ou querência deste ou daquele grupo. Mudança é processo e sendo assim, exige um árduo trabalho de desconstrução e reconstrução a que os atores desse processo terão que se dedicar com competência, contínua e pacientemente. Não se trata apenas de mudar, mas de inovar.

Keywords : Reflexão; Desconstrução; Reconstrução; Comprometimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License