SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue48Some reflections on building evaluation capacity on social initiativesResearch-action as an analysis and evaluation instrument for the teaching practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

OLIVEIRA, João Batista Araujo e. Avaliação em alfabetização. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2005, vol.13, n.48, pp.375-382. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362005000300007.

O presente artigo analisa as competências da alfabetização com base nas recentes descobertas da Ciência Cognitiva da Leitura. De modo particular demonstra a necessidade de basear as matrizes de avaliação em conceitos claros e sólidos que diferenciam as diferentes competências, especialmente a diferença entre ler e compreender. O artigo também analisa a proposta para avaliação da alfabetização na 2ª. série do ensino fundamental formulada pelo CEALE/UFMG e mostra sua fragilidade para avaliar, de forma independente, as competências de leitura e compreensão.

Keywords : Alfabetização; Competências da alfabetização; Diferença entre leitura e compreensão; Avaliação da alfabetização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License