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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

ABDALLA, Maria de Fátima Barbosa. A pesquisa-ação como instrumento de análise e avaliação da prática docente. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2005, vol.13, n.48, pp.383-400. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362005000300008.

Este artigo pretende refletir sobre a pesquisa-ação como instrumento de análise e avaliação da prática docente. Para isso, investiga um grupo de professoras de Ed. Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental no interior de um Programa de Educação Continuada/PEC-Formação Universitária. Nesta perspectiva, o texto aborda aspectos norteadores da metodologia de pesquisa-ação e avalia seus efeitos, analisando-os, sob a ótica das seguintes dimensões: a estrutura da escola, como contexto de trabalho; as práticas do professor frente à situação de ensino e pesquisa; e o habitus como maneiras de ser e de estar na profissão. Como conclusões, ainda que parciais, anuncia alguns princípios que permitem ressignificar a pesquisa-ação como estratégia de formação e de aprendizagem profissional capaz de tornar a prática docente mais crítica e coerente na busca de sua necessária transformação.

Keywords : Pesquisa-ação; Prática docente; Habitus.

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