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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

ROSA, Maurício  and  MALTEMPI, Marcus Vinicius. A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2006, vol.14, n.50, pp. 57-76. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362006000100005.

Este artigo trata da avaliação como um aspecto bastante relevante para a educação em geral, que também deve ser pensado e discutido frente à Educação a Distância (EAD). Assim, a partir de nossa experiência como professores e tendo por contexto um curso realizado totalmente à distância, analisamos algumas interações ocorridas ao longo do curso, que foi desenvolvido tendo como norte a teoria educacional construcionista. Valemo-nos também desta teoria para elaborar nossas idéias a respeito do caráter da avaliação frente a uma concepção formativa, em um ambiente de EAD, o qual valorizou todos os tipos de interação. Então, aliamos o Construcionismo1 à Avaliação Formativa que visa ao aperfeiçoamento do processo de aprendizagem do aluno em vez de buscar medir o que este aprendeu.

Keywords : Avaliação formativa; Construcionismo; Educação a distância.

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