Acessibilidade / Reportar erro

Uma análise avaliativa de atitudes de estudantes de ciências contábeis e dilemas éticos sob uma perspectiva de gênero, maturidade acadêmica e ambiente institucional

An evaluation analysis of attitudes of accounting students and ethical dilemmas under a perspective of gender, academic maturity and institutional ambient

Una análisis de la evalución de las actitudes de estudiantes de contabilidad y los dilemas éticos bajo una perspectiva de género, madurez académica y ambiente institucional

O objetivo deste trabalho científico foi de realizar uma investigação em torno do comportamento ético, em uma profissão que tem por cotidiano o vivenciamento de conflitos distributivos entre os mais diversos grupos de agentes econômicos. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a indutiva, tendo como conduta orientadora os procedimentos exploratórios, bibliográficos-documentais e quálito-quantitativos. Para alcançar os resultados delineados, foi utilizada a prova não-paramétrica de Kruskal-Wallis, uma alternativa ao teste ANOVA, que busca comprovar a hipótese de nulidade que K amostras provenham de relações grupais idênticas com relação à média. Conclui o estudo que, os preceitos da ética devem estar exaustivamente presentes durante todo o processo ensino-aprendizagem de construção do conhecimento formal e informal dos saberes do bacharel em Ciências Contábeis.

Avaliação; Comportamento; Ética; Conhecimento


Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br