Acessibilidade / Reportar erro

Qualidade e eqüidade em educação: reconsiderando o significado de "fatores intra-escolares"

Calidad y equidad en educación: reconsiderando el significado de "factores intra-escolares"

Quality and equality in education: reconsidering the meaning of "within-school factors"

O artigo investiga quais características escolares estão associadas ao aumento do desempenho médio das escolas medido por meio dos testes de Matemática, da 4ª série do Ensino Fundamental, pelo SAEB 2001. Investiga, especificamente, características escolares promotoras de eficácia escolar e de eqüidade intra-escolar, e identifica e avalia o efeito sobre a eqüidade de características escolares associadas, simultaneamente, à eficácia escolar e ao aumento das desigualdades dentro das unidades escolares.

Fatores intra-escolares; Eficácia escolar; Eqüidade intra-escolar; Educação fundamental


Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br