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Representações da identidade docente: uma contribuição para a formulação de políticas

Representaciones de la identidad docente: una contribución para la formulación de políticas educativas

Representations of teachers' identity: a contribution for policy making

Este artigo focaliza uma pesquisa que teve por objetivo identificar as representações da identidade docente construídas por professores da rede pública de ensino fundamental do Rio de Janeiro frente aos desafios postos à escola na contemporaneidade. Optou-se pela abordagem estrutural das representações proposta por Abric. Os dados foram coletados por meio de um teste de associação de palavras com justificativa e tratados utilizando o software EVOC. Participaram do estudo 248 professores, 123 de 1ª a 4ª série e 125 de 5ª a 8ª. Os resultados indicaram diferenças significativas entre as representações dos dois grupos, refletidas nas configurações de seus núcleos centrais: no 1º. grupo (1ª a 4ª série) o núcleo é constituído por um único elemento -dedicação -, embora na periferia próxima apareça o termo cansativo; e no 2º. (5ª a 8ª série), são destacados os termos dificuldades e luta. Concluiu-se que os professores de 1ª a 4ª série parecem atribuir à sua identidade um sentido tradicionalmente associado à função docente, enquanto para os de 5ª a 8ª, ser professor hoje é lutar cotidianamente contra as inúmeras dificuldades que se interpõem entre ele e seus alunos.

Representações sociais; Identidade do professor; Trabalho docente


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