SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número61Uma proposta de modelagem de política pública para a redução da violência escolar e promoção da Cultura da PazTransmissão intergeracional de desigualdade e qualidade educacional: avaliando o sistema educacional brasileiro a partir do SAEB 2003 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

FRANCO, Creso; BROOKE, Nigel  e  ALVES, Fátima. Estudo longitudinal sobre qualidade e equidade no ensino fundamental brasileiro: GERES 2005. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2008, vol.16, n.61, pp. 625-637. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362008000400008.

Este artigo apresenta o relato do desenho metodológico do "Estudo longitudinal sobre qualidade e eficácia no ensino fundamental brasileiro: GERES 2005". O GERES ainda está em desenvolvimento e sua principal característica é o acompanhamento de uma mesma amostra de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental ao longo de quatro anos. Cinco cidades participam do estudo, a saber: Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Campinas (SP) e Campo Grande (MS). O estudo começou em 2005 e envolve a aplicação de testes cognitivos em Leitura e em Matemática, bem como questionários contextuais para alunos, professores e diretores das escolas participantes. A Teoria de Resposta ao Item Paramétrica tem sido utilizada com o propósito de equalização das escalas para os diferentes níveis de escolarização (anos ou seus equivalentes), de modo que seja possível obter uma curva de crescimento da proficiência ao longo do tempo para cada aluno observado. O GERES tem como objetivo central investigar quais práticas pedagógicas e condições escolares contribuem para a promoção da eficácia e da eqüidade escolar, tendo como principal abordagem analítica a utilização de modelos multiníveis.

Palavras-chave : Estudo longitudinal; Avaliação educacional; Eficácia e eqüidade escolar; Modelos multiníveis.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português