SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número63Plano de carreira e avaliação dos professores: encontros e desencontros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

FETTERMAN, David. Avaliação da concessão legal de poder da escola de medicina da Universidade de Stanford: usando um amigo crítico para melhorar a experiência na residência. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2009, vol.17, n.63, pp. 197-204. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362009000200002.

A avaliação de concessão legal de poder foi adotada pela Escola de Medicina da Universidade de Stanford para participar da reforma curricular. Também foi usada para preparar um credenciamento em um site de visita. A avaliação de concessão legal de poder é uma forma guiada de autoavaliação. Ela foi selecionada, pois os princípios e práticas de avaliação legal de poder correspondem harmoniosamente à natureza colaborativa e participativa da reforma curricular na escola. Este artigo destaca uma das mais importantes características da avaliação de concessão legal de poder: o amigo crítico. Este indivíduo possui experiência em avaliação, porém serve como instrutor, conselheiro e guia em vez de "o perito". A avaliação está nas mãos das pessoas do programa, porém o amigo crítico ajuda a manter o bom caminho e a rigorosidade. Como um indicador da importância desse papel, as avaliações dos alunos nas escalas de residência selecionadas, onde um amigo crítico foi solicitado para responder às preocupações dos alunos, resultou em um aumento significante na classificação dos alunos.

Palavras-chave : Concessão legal de poder; Avaliação; Avaliação de concessão legal de poder; "Amigo crítico."; Classificação dos alunos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · pdf em Inglês