SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número63Avaliação do aprendizado via educação a distância: a visão dos discentesOs planos de carreira premiam os melhores professores? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

BRITO, Ariella; SILVA, Iris Lima e; CARDOSO, Fabrício  e  BERESFORD, Heron. Avaliação do perfil cinestésico-corporal de crianças com Síndrome de Down: um parâmetro para se atender à proposta das Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação especial. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2009, vol.17, n.63, pp. 341-354. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362009000200008.

Este artigo teve por objetivo avaliar o perfil cinestésico-corporal de 20 crianças, com Síndrome de Down (SD), de 06 a 12 anos, residentes na Região Sul do Estado do Tocantins - Brasil. Isto com o propósito de estabelecer parâmetros cognitivo-motores que possam fundamentar práticas heterogêneas tanto no projeto político-pedagógico, como no currículo, na metodologia de ensino e na avaliação de tais entes, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Especial (BRASIL, 2001) e favorecer, assim, a aprendizagem e a integração social de indivíduos com tais necessidades especiais. Tal objetivo foi alcançado a partir de uma avaliação de contexto na qual foi aplicado o Inventário Portage Operacionalizado (WILLIAMS; AIELLO, 2001) e o protocolo de avaliação de habilidades motoras de Bruininks - Oseretsky (BRUININKS, 1978). Concluiu-se que indivíduos com SD apresentam um deficit de habilidades cognitivo-motoras próprias da coordenação motora fina e um limitado desenvolvimento da linguagem, seja oral ou escrita, resultando em insucesso nas tarefas escolares. Finalmente, chama-se a atenção para um importante aspecto, isto é, que alguns indivíduos portadores da SD, seja em função de um menor nível de deficiência cerebral ou mesmo de vivência motora, podem ter êxito em tarefas diversas, inclusive no ambiente escolar.

Palavras-chave : Indivíduos com Síndrome de Down; Perfil cinestésico-corporal; Avaliação; Políticas públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português