SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue64National process of school performance evaluation: a forgotten topic among the municipal educational systemsEvaluation of municipal educational policy: seeking for indicators of effectiveness in the access, management and financing area author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

DONOSO, Sebastián  and  DONOSO, Gonzalo. Políticas de gestão da educação pública escolar no Chile (1990-2010): uma avaliação inicial. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2009, vol.17, n.64, pp. 421-448. ISSN 0104-4036.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362009000300003.

O artigo analisa as políticas de gestão do ensino  obrigatório no Chile ao se cumprir aproximamente duas décadas do projeto educacional vigente que  logrou progressos importantes em matéria de cobertura e implementação, porém não foram  equivalentes seus avanços em relação à qualidade da educação mesmo sabendo-se que nas comparações internacionais o Chile melhora sua posição relativa. O texto faz um diagnóstico do problema, cujo núcleo central está constituído pela tensão entre a lógica do mercado com a qual opera o financiamento escolar e a lógica dos direitos à educação que se buscou implantar. Este caminho está praticamente esgotado e depois de duas décadas de tentativas demanda uma mudança profunda no modo de planejar e implementar as políticas de gestão da educação obrigatória no Chile. O artigo releva o peso da desigualdade social para o alcance dos objetivos pedagógicos do sistema escolar público chileno, analisa as dificuldades institucionais e, finalmente, avalia alguns pontos críticos, gerando proposições para a busca de soluções.

Keywords : Gestão do ensino obrigatório; Avaliação da gestão escolar; Políticas de gestão do ensino público no Chile; Desafios da gestão educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · pdf in Spanish